DTP apresenta programa sobre bem estar de filhos acompanhantes de presas
Publicação:

Acontece nesta tarde (01.08), a apresentação do Programa de Atenção Integral para a Humanização do Atendimento às crianças que Circulam nas Prisões do RS. A iniciativa é conjunta do Departamento de Tratamento Penal (DTP), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDICA).
Conforme a diretora do DTP, Ivarlete de França, o programa pretende orientar e humanizar os servidores da Susepe para que eles saibam oferecer os cuidados necessários às crianças. “Sempre que for necessário, acionaremos a Rede de Proteção Integral”, diz Ivarlete. A rede é formada pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria dos Direitos Humanos.
De acordo com o secretário adjunto da SJDH, Miguel Velasquez, trata-se de um programa que contempla, de fato, a situação do bem estar da criança para que ela não se sinta setenciada ao ficar junto da mãe que está reclusa. “Os servidores devem também colaborar para trazer o referencial paterno, de forma que está criança tenha sentimento de disciplina e afeto, pois a maioria sofre a ausência do pai”, completou Velasquez. Para o secretário, qualquer integrante da família pode ocupar esse espaço, impondo limites e mostrando à criança que alguém se preocupa com ela.
Participam do evento 15 servidoras da área da saúde, segurança , serviço social e educação. Velasques e Márcia Herberst foram recebidos no gabinete pelo superintendente Gelson Treiesleben antes do início da apresentação do programa, no auditório da Escola Penitenciária.
Texto e foto: Neiva Motta
Assessoria de Comunicação da Susepe