Instituto Penal de Mariante reduz fugas em 55%
Publicação:

A direção do Instituto Penal de Mariante (IPM), em Venâncio Aires, comemora a redução de 55% as fugas no comparativo entre os meses de maio e abril. Mesmo com uma população carcerária de 287 detentos do regime semiaberto, o IPM registrou no mês de maio 14 fugas, enquanto em abril foram 31. É o segundo menor número registrado nos últimos 10 anos, já que em dezembro de 2008 foram registradas 10 fugas.
O administrador do IPM, Luís Fernando Rodrigues, ressalta que a diminuição se deve a nova metodologia de trabalho, com rondas constantes e a redução do número de presos circulando pela área do Instituto, o que facilitou o controle e dificultou a fuga. Rodrigues enfatizou que os internos passaram a contar com os serviços de uma psicóloga e de um advogado, e segundo ele: - “isso os deixa mais tranqüilos, pois tem a quem recorrer e sabem que seus benefícios serão observados”- conclui.
Luis Rodrigues acrescenta que além disso tem investido na recuperação dos apenados, com atividades laborais e cursos profissionalizantes. Lembra que recentemente, em maio, foi realizado nas dependências do Instituto o Programa Cozinha Brasil, que proporcionou curso de economia alimentar a 30 detentos. Rodrigues conclui que a expectativa para junho é de que o número de fugas seja reduzido ainda mais.
Texto: Marco Vieira
Assessoria de Comunicação da Susepe