Monitoração eletrônica da Polícia Penal gaúcha recebe colegas do Espírito Santo
Visita propiciou a troca de experiências e de gestão na área do monitoramento de apenados
Publicação:

A implementação da monitoração eletrônica trouxe avanços já reconhecidos ao sistema prisional gaúcho. Como forma de trocar experiências e fortalecer as práticas de gestão na área, a Polícia Penal do Rio Grande do Sul recebeu, na quinta-feira (8/5), o coordenador do Monitoramento Eletrônico do Estado do Espírito Santo, Rômulo Praxedes. O visitante foi recepcionado pelo diretor do Departamento de Monitoração Eletrônica, Antônio Reisser, e equipe, na sede da instituição.
No encontro, a Polícia Penal apresentou o atual cenário da monitoração eletrônica no Estado. A comitiva capixaba também visitou a sede administrativa do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 10ª Região e o setor operacional da unidade, locais onde são realizados o tratamento das ocorrências, as instalações dos equipamentos e os atendimentos técnicos aos monitorados. “A Polícia Penal do Rio Grande do Sul valoriza o diálogo e a troca de experiências entre os entes federativos, reconhecendo no intercâmbio de boas práticas uma ferramenta essencial para o aprimoramento contínuo do sistema de monitoração eletrônica”, reforça Reisser.
A visita proporcionou uma visão abrangente da atuação da Polícia Penal gaúcha, desde a gestão estratégica até as rotinas operacionais. No contexto atual, mais de 11.100 pessoas são monitoradas eletronicamente no Estado. No último ano, a Polícia Penal zerou a fila de instalações pendentes de dispositivos. Soma-se a isso a implementação da Unidade de Resposta Audível (URA) e o aplicativo SAC24 Monitorado, otimizando os atendimentos sociais, jurídico, psicológico e técnico aos monitorados e familiares.