Polícia Penal divulga telefones para informações sobre unidades prisionais de Charqueadas
Publicação:

A Polícia Penal, vinculada da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, divulgou, na tarde deste sábado (4/5), quatro números de telefone para familiares que buscam informações sobre pessoas privadas de liberdade cumprindo pena no Complexo Prisional de Charqueadas.
As unidades estão isoladas em razão das enchentes, além de estarem com a comunicação por telefone fixo prejudicada.
Os contatos são os seguintes: (51) 98103.0523, (51) 98103.0402, (51) 98103.0349 e (51) 98103.0525. Eles devem ser realizados por WhatsApp, entre 8h30min e 19h.
Segundo a diretora do Departamento de Tratamento Penal, Rita Leonardi, neste primeiro dia, duas psicólogas e duas assistentes sociais estão prestando os atendimentos. Ela destaca, também, que esta equipe ainda poderá ser ampliada. “Buscamos oferecer dados sobre em qual unidade estão os presos, se houve transferência, e também tranquilizar os familiares de que toda assistência está sendo prestada, além de que, neste momento, as visitas seguem suspensas”, explica.
Com a elevação rápida do Rio Jacuí, houve necessidade de transferir 1.057 presos da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Os demais apenados da PEJ foram transferidos para galerias superiores da própria casa prisional.
Todas as movimentações ocorreram em caráter emergencial e temporário. Quando a situação normalizar, todos retornarão para a unidade de origem.
A Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC), o Instituto Penal de Charqueadas (IPCH) e a Penitenciária Estadual de Charqueadas II (PEC II) estão ilhadas, mas operando dentro da normalidade.